Título
Apresentação

Revista Direitos Fundamentais & Democracia.

A Revista em Direitos Fundamentais e Democracia é um periódico online, de acesso aberto, com artigos publicados sob a licença Creative Commons Atribuição (by). Classificada no estrato Qualis B1 e indexada nas principais bases de dados nacionais e internacionais. Possui periodicidade semestral e aceita artigos na sistemática de fluxo contínuo.

Direito e Humanidades

A Revista Direito e Humanidades é uma publicação mantida e gerida pelo curso de Direito da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, sendo atualmente publicada somente em sua versão digital. Em sua versão impressa, porém, foi publicada regularmente desde 2001 até 2009, quando se optou pelo formato eletrônico de modo exclusivo. O foco da revista são os assuntos jurídicos tomados numa acepção ampla, com ênfase nas questões ligadas aos direitos humanos, direitos fundamentais e políticas públicas.

Economic Analysis of Law Review

A Revista de Análise Econômica do Direito (Economic Analysis of Law Review) foi criada como um veículo de disseminação de estudos teóricos e empíricos que abordem novas e antigas questões jurídicas sob um prisma inovador. Uma publicação de amplo espectro tanto do ponto de vista metodológico quanto de objeto de estudo, seus artigos exploram aspectos inusitados de questões jurídico-políticas pelo emprego de tradicionais disciplinas econômicas como a microeconomia, a Teoria dos Jogos, a econometria e a Teoria da Escolha Pública (Public Choice), além de disciplinas mais recentes como economia comportamental ou mesmo de outras áreas como a sociologia e a biologia evolucionária.

Giornale di Storia Costituzionale

Revista semestral. Tem por objetivo promover e reunir as investigações e as propostas metodológicas inerentes a inúmeros acontecimentos da história constitucional. Entre o presente e o passado os estudiosos do direito, da política, das instituições e mais em geral das ciências sociais reflexionam e dialogam sobre o constitucionalismo.

 Justiça & História

A Revista Justiça & História, iniciativa do Memorial do Poder Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, publica artigos científicos que abordam a justiça como objeto histórico. Neste sentido, leis, atores, instituições e práticas são objetos vistos como portadores de historicidades apreensíveis pelo esforço da pesquisa e reflexão.

Novos Estudos Jurídicos

Disponível também na versão on line, a Revista NEJ – NOVOS ESTUDOS JURÍDICOS é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, que tem por missão promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes áreas: "Constitucionalismo e Produção do Direito" e "Direito e Jurisdição".

Pensar

A Pensar - Revista de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza consolidou sua importância acadêmica pelas relevantes discussões científicas que tem conduzido, seja no campo do Direito ou das disciplinas afins.

Revista Brasileira de Direito Internacional

A Revista Brasileira de Direito Internacional surgiu com o objetivo de recepcionar os estudos que têm sido produzidos sobre esse importante ramo jurídico, que está se tornando imprescindível nesses tempos de globalização, integração regional, pretensões imperialistas, uso da força e engajamento da sociedade civil, em âmbito mundial. Trata-se de um periódico vinculado ao Programa de Extensão "Núcleo de Estudos em Direito Internacional da UFPR", em que são publicados os artigos escritos por seus membros, a partir dos temas anuais discutidos nas reuniões semanais. Além disso, a Revista abre seu espaço para textos da comunidade em geral, do Brasil e exterior, interessada no desenvolvimento crítico do Direito Internacional. Incentiva-se, portanto, todos aqueles que se propõem a discutir os aspectos relevantes da sociedade internacional, com um enfoque humanista e sem perder a perspectiva da realidade brasileira e latinoamericana, a apresentarem seus artigos ao conselho editorial para futura publicação.

Revista da Faculdade de Direito UFPR

A Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná é uma publicação semestral de trabalhos científicos inéditos da área jurídica, nacional ou estrangeira. A Revista tem interesse na publicação de artigos, análises de decisões judiciais, comentários críticos jurisprudenciais e resenhas críticas. A linha editorial da revista prestigia o movimento de aproximação do direito com outras áreas do conhecimento e o compromisso da Universidade Pública com a construção de uma sociedade democrática, justa e solidária.

Revista de Direito GV

A Revista é generalista, publica artigos, resenhas e ensaios inéditos sobre a dogmática das diversas áreas do direito nacional internacional e global, além de trabalhos de pesquisa aplicada e textos de teoria do direito, sociologia do direito, filosofia do direito e história do direito.

Revista de Informação Legislativa

A revista foi doada até 2001. Disponível também on line, Publicada trimestralmente, desde 1964, pela Subsecretaria de Edições Técnicas do Senado Federal. Os artigos reportam-se a assuntos da área do direito e ciências afins.

Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília

A Revista do Curso de Mestrado em Direito (RVMD) é uma revista virtual que nasceu destinada à publicação de artigos no âmbito do Programa de Mestrado da Universidade Católica de Brasília (www.ucb.br/posdireito), publicando material de colaboradores de outras instituições e de docentes e discentes do próprio Programa, de forma a promover a integração acadêmica, por via da publicação de artigos de alto nível acadêmico. O escopo da Revista, insere-se na linha concentração do Programa (Direito Econômico, Tributário e Financeiro), alargando-se também para aos outras áreas do Direito, sejam do Direito Público ou Direito Privado, ou mesmo de outras ciências sociais, no seu sentido interdisciplinar, desde que tenham pertinência temática com a área de Concentração.

São Paulo em Perspectiva

São Paulo em Perspectiva é uma revista de circulação nacional, editada pela Fundação Seade, com periodicidade semestral e circulação ininterrupta desde seu lançamento, em abril de 1987. Seu objetivo é debater os grandes temas sociais e econômicos de relevância para o país, por meio da divulgação de ensaios, artigos científicos e surveys resultantes de pesquisas acadêmicas, análises estruturais e conjunturais, teóricos ou empíricos, enfatizando aspectos regionais.

Sequência

A revista SEQÜÊNCIA - ESTUDOS JURÍDICOS E POLÍTICOS do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, publica artigos, relatórios de pesquisas, comunicações em congressos, inéditos, escritos por docentes, discentes e pesquisadores ligados a cursos de pós-graduação em Direito, assim como resenhas, nas áreas temáticas de Teoria Crítica do Direito, enfatizando o constitucionalismo contemporâneo e seus reflexos nas seguintes áreas do Direito: Direito, Estado e Sociedade; Filosofia, Teoria e História do Direito; Relações Internacionais.

SUR - Revista Internacional de Direitos Humanos

A Rede Sur pretende aprofundar e fortalecer os vínculos entre acadêmicos preocupados com a temática dos direitos humanos, ampliando sua voz e sua participação diante de órgãos das Nações Unidas, organizações internacionais e universidades. Neste contexto, publica a Revista Sur com o objetivo de consolidar um canal de comunicação e de promoção de pesquisas.

UNOPAR Científica

O desenvolvimento da pesquisa científica depende de canais de divulgação apropriados, que viabilizem o debate e a difusão de ideais e promova, ao mesmo tempo, a integração da Universidade com a sociedade, na qual está inserida. As revistas Unopar Científica têm abrangência nacional, entretanto visam a internacionalização, ampliando o âmbito geográfico e aumentando consequentemente a difusão do conhecimento. Cada área temática tem seu escopo específico e os critérios para publicação estão de acordo com padrões estabelecidos pela comunidade científica.

Harvard Business Review

A revista Harvard Business Review Brasil nos apresenta os grandes mestres contemporâneos que traçaram os novos caminhos para as áreas de administração e negócios como Peter Drucker - cujo legado permanece atual - Michael Porter, John Kotter, Charles Handy, Gary Hamel, Daniel Goleman, Ram Charan. Esses e dezenas de outros autores têm sempre uma forma inovadora de abordar os temas do momento.

Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR)

A revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná, em consonância com sua trajetória que teve início no Caderno de Desenvolvimento e Meio Ambiente (n. 1, ano 1994), tem como escopo publicar artigos de qualidade em âmbito local, nacional e internacional de temas socioambientais, propiciando sua divulgação ampla em vários circuitos acadêmicos. Ancorada em uma perspectiva interdisciplinar, o foco central da revista é a discussão de problemáticas que se inscrevam na intersecção entre sociedade e natureza.

Gestão e Sociedade (UFMG)

Sua missão é a divulgação de trabalhos acadêmicos, científicos e técnicos aplicados à gestão e à difusão de conhecimentos relativos à dinâmica e ao funcionamento das organizações.

Planejamento e Políticas Públicas

A Revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP), editada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEa), possui uma história de publicações de reconhecido valor acadêmico no cenário nacional. O objetivo principal do periódico é promover o debate e a circulação de conhecimento em planejamento e políticas públicas, representando de fato o esforço do Instituto no sentido de disseminar pesquisas, avaliações e proposições neste campo.

Revista de Administração Pública (Impresso)

A revista publica artigos sobre Administração e Desenvolvimento; Administração Pública; Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas; Estudos Organizacionais; Gestão Social; Movimentos Sociais; Política Pública.

Revista Eletrônica de Direito do Estado - Rede

Periódico trimestral, especializado em direito público, formado a partir de trabalhos de conhecidos juristas nas áreas de direito constitucional, direito processual, direito administrativo, direito penal e direito tributário.

Revista Eletrônica Direito e Política – UNIVALE

A Revista Eletrônica “Direito e Política” - ISSN 1980-7791 B3 - Direito, está direcionada à publicação de trabalhos docentes e discentes do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da Universidade do Vale do Itajaí (CEJURPS/Univali), Santa Catarina, e de outras instituições, no Brasil e no exterior, que mantenham cursos de graduação e pós-graduação em Direito e Ciência Política.

Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM

A Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM é um periódico aberto a acadêmicos e profissionais de todas as Instituições de Ensino Superior e tem por finalidade a publicação de artigos científicos inéditos que contribuam para a expansão do conhecimento nas áreas das Ciências Jurídicas e Sociais.

Revista Eletrônica da Faculdade de Direito. PUC- SP

O objetivo da Revista é a divulgação de trabalhos científicos que se alinhem com as linhas de pesquisa desenvolvida pelos seis Departamentos da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Para tanto, o papel dos Chefes de Departamento será fundamental, porque caberá a eles a responsabilidade de identificar os artigos que estejam qualitativamente alinhados com os rumos do Departamento, incentivando a produção de seu grupo e zelando pela aderência da produção dentro de sua área. A Revista não se limitará a publicar trabalhos apenas dos docentes e discentes da Escola, ampliando seus horizontes para os docentes e discentes de outras Instituições de Ensino, assim como discentes do Curso de Pós-Graduação. O espaço será democrático e plural, passando sempre pelo filtro das Chefias de Departamento que serão responsáveis pelo primeiro filtro de qualidade da Revista. 

Cognitio-Estudos: Revista Eletrônica de Filosofia

A Cognitio-Estudos, editada pelo Centro de Estudos do Pragmatismo do Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, da PUC-SP, é direcionada a temas relacionados ao Pragmatismo, em campos diversos da filosofia. A Revista publica comunicações apresentadas nos Encontros Internacionais sobre o Pragmatismo, realizados anualmente, além de artigos, resenhas e traduções inéditas de estudantes, professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Contribui, desta forma, para manter o diálogo entre a comunidade filosófica nacional e internacional.

Revista de Antropologia

A Revista de Antropologia tem como objetivo a divulgação e discussão de temas, resultados de pesquisas e modelos teórico-metodológicos próprios da Antropologia, em suas diversas áreas e interfaces com disciplinas afins, a partir de textos inéditos e resenhas. Visa proporcionar aos leitores um panorama sempre atualizado das questões mais relevantes de seu campo de pesquisa e reflexão no país e no exterior.

Revista Justiça & História

Publicação científica de responsabilidade do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, tem por finalidades enfocar temas teórico-historiográficos pertinentes à História do Direito e do Poder Judiciário, difundir a produção científica do próprio Memorial e propiciar o debate teórico e historiográfico na sua área de enfoque específico. De periodicidade semestral, é composta de editorial/apresentação, artigos, resenhas de obras recem publicadas, notícias de arquivos e centros de documentação. E, ainda, por reprodução de fontes documentais impressas ou depoimentos do Programa de Memória Oral do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul.

Informações Adicionais