Título
Apresentação
Revista Eletrônica de Educação A Revista Eletrônica de Educação, com periodicidade semestral, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. O seu principal objetivo é publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas e resenhas inéditos em qualquer língua sobre temas que contribuam para o recrudescimento do debate educacional, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área. É dirigida a pesquisadores, profissionais e alunos da educação. A sua organização nas seções propostas permite a publicação de materiais sob diferentes formatos e naturezas. Os textos em outros idiomas, exceto o espanhol, poderão ser traduzidos e apresentados na mesma edição.
Revista Educação e Realidade Educação & Realidade tem como missão a divulgação da produção científica na área da educação e o incentivo ao debate acadêmico para a produção de novos conhecimentos. Visa, também, a ampliação das ferramentas analíticas de modo a expandir as fronteiras do pensamento e da prática no campo da educação. Nos seus quase 40 anos de existência, a Revista Educação & Realidade vem realizando essa missão por intermédio de uma política editorial consistente e centrada na qualidade dos textos oferecidos aos seus leitores. Educação & Realidade é uma publicação trimestral e publica artigos relacionados às várias áreas do campo da educação e suas interfaces com as artes, filosofia, letras, ciências sociais e humanas, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atuais. Os textos, em português ou espanhol, são inéditos, a não ser quando são traduções de textos clássicos não disponíveis aos leitores do Brasil. Para que um artigo seja publicado em Educação & Realidade ele deverá oferecer uma perspectiva que contribua para a discussão e o avanço dos modos como o assunto até então tem sido tratado no campo da educação. Todos os números de Educação & Realidade são organizados em torno de um tema que garante uma identidade aos mesmos (eles recebem um título, que aponta a problemática em destaque naquela edição). Isso se dá tanto em números em que todos os artigos estão relacionados diretamente a um tema, quanto em números que apresentam uma seção temática, além de artigos sobre outros assuntos. Busca-se manter espaço para outros temas como forma de continuar acolhendo e publicando artigos que espelham a rica produção dos pesquisadores da educação, enviados diretamente à Educação & Realidade. A apresentação de uma pluralidade de perspectivas teóricas é um dos pilares da política editorial de Educação & Realidade, como atesta a sua história de liderança na proposição de questões candentes na área da educação. A Revista tem como objetivo servir de veículo não apenas para o conhecimento e as pesquisas já consolidadas, mas também para perspectivas inovadoras, tanto no que se refere à argumentação quanto à metodologia, e que se apresentam como alternativas aos modelos estabelecidos.
Revista História da Educação A Revista História da Educação é mantida pela Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe/RS, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de Santa Maria. É publicada no Brasil desde 1997, com periodicidade quadrimestral. Tem como cobertura temática a área de História da Educação e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo historiográfico educacional. Objetiva, sobretudo, divulgar resultados de pesquisas realizadas por professores e estudantes de graduação e pós-graduação e tem como público alvo professores, estudantes, pesquisadores e interessados em história da educação.
Revista Inter Ação É uma publicação semestral da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Seu objetivo consiste em, mediante avaliação por pares ou por pareceristas ad hoc, publicar trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a educação, abrangendo, principalmente, as seguintes temáticas ou linhas de pesquisa: Cultura e processos educacionais; Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Fundamentos dos processos educativos.
Revista Educativa A Revista Educativa está aberta à publicação de trabalhos que tomem como objeto de suas reflexões o estudo do fenômeno educativo, tendo como referência fundamental os seguintes eixos: teorias da educação e processos pedagógicos; história da educação, estado e políticas educacionais; sociedade, educação e cultura.
Caderno de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas é uma publicação semestral de trabalhos inéditos relacionados à interdisciplinaridade. Sua proposta é divulgar o conhecimento interdisciplinar, bem como trabalhos e pesquisas que articulem diferentes áreas, em especial nas Ciências Humanas e nas Artes.
Revista Motriviência Os debates sobre o pluralismo de ideias e a interdisciplinaridade na produção do conhecimento na Educação Física e áreas afins fizeram este projeto editorial constituir-se num veículo para a difusão de pesquisas que tematizam questões referentes à cultura corporal na sua interface com as ciências humanas e sociais, notadamente abordagens socioculturais, filosóficas e pedagógicas.
Revista Educação A Revista Educação é uma publicação científica da Faculdade de Educação, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RS. Tem como propósito divulgar a produção científica original de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação. Publica artigos e ensaios inéditos, resenhas, entrevistas, traduções, entre outras contribuições acadêmicas. É editada desde 1978 e tem periodicidade quadrimestral.
Revista Educação: Teoria e Prática A Revista Educação: teoria e prática é uma publicação do Departamento de Educação - IB - UNESP/Campus de Rio Claro, criada como um instrumento para o diálogo e a discussão entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos. Enquanto veículo de difusão científica e cultural tem por objetivo divulgar trabalhos e experiências que contribuam para o conhecimento teórico e prático da educação.
Revista Educação A Revista Educação destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área de Educação, resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente. Compreende-se por trabalhos os artigos decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas.
Revista Educação e Sociedade Idealizada como instrumento de incentivo à pesquisa acadêmica e ao debate amplo sobre o ensino, nos seus diversos prismas, ela atinge, após anos de publicação ininterrupta, um grande acúmulo de análises, informações, debates, fontes teóricas, relatos de experiências pedagógicas, entre outros. É de grande interesse a cientistas e educadores que atuam nas ciências humanas e outros campos do saber.
Educação Unisinos Educação Unisinos é uma publicação quadrimestral que dá continuidade à Revista Estudos Leopoldenses – Série Educação, fundada em 1997. A Revista publica artigos nacionais e internacionais, originais e inéditos, oriundos de pesquisas que concorram para a qualificação da produção do conhecimento do campo da Educação e áreas afins.
Revista Geographia Geographia publica, predominantemente, artigos originais resultantes de pesquisa científica ou significativos para a Geografia e áreas afins. Contempla, ainda, artigos de revisão, comunicações científicas, resenhas, estudos de caso e textos clássicos.
Revista Geografia Ensino e Pesquisa A Revista Geografia Ensino & Pesquisa é um periódico mantido pelo Departamento de Geociências e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências - PPGGEO da Universidade Federal de Santa Maria, com objetivo de publicar artigos, resenhas, notas técnicas e ensaios fotográficos, originais na área de Geografia, visando abrir espaço para a divulgação científica e o debate qualificado dentro da ciência geográfica. Para tanto, a revista aceita contribuições originais dentro de quatro grandes linhas temáticas: Geoinformação e Sensoriamento Remoto; Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental; Produção do Espaço e Dinâmica Regional e Geografia e Educação.
Perspectiva A Revista Perspectiva, com publicação quadrimestral e editada desde 1983, tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica sobre educação, propiciando a troca de informações e o debate sobre as principais questões e temas emergentes das áreas.
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) Propicia a troca de informações e o debate sobre questões de caráter teórico e metodológico. Aborda as relações entre educação e os problemas e perspectivas sociais do país, orientações das políticas públicas na área, avaliação educacional e temas étnico-raciais, de gênero e de família, privilegiando a publicação de estudos realizados no Brasil e a ótica interdisciplinar.
Educação em Aberto Criado em 1981, é um periódico monotemático, que tem por objetivo estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo sempre opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Além de artigos, publica resenhas críticas e bibliografias seletivas. É largamente utilizado como material didático nos cursos de graduação e de pós-graduação.
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - Educação Criada em 1944, tem periodicidade quadrimestral. Publica artigos resultantes de estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento educacional e que possam oferecer subsídios às decisões políticas na área.
Revista Brasileira de Educação A Revista Brasileira de Educação é uma publicação quadrimestral  da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, em co-edição com a Editora Autores Associados. É voltada à publicação de artigos acadêmico-científicos, visando fomentar e facilitar o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional.
Revista Brasileira da Educação Especial Aborda temas referentes às mais diversas áreas da educação especial.
Revista de Psicopedagogia A obra tem como fio condutor a busca da qualidade na formação dos professores, psicopedagogos e o aprimoramento de sua ação profissional, uma relação complexa e dinâmica da qual depende o sucesso da aprendizagem de todos os nossos alunos. A partir de meados do século XX, como todos sabemos, a escola se organizou frente às novas realidades mundiais, tornando-se, simultaneamente, uma escola para todos e uma escola para cada um.
Caderno CEDES Obra que divulga as produções dos mais conhecidos encontros nacionais e internacionais de educação.
Educación y Educadores Revista com abrangência científica das questões da teoria e prática educativa. Traz resultados de pesquisas importantes na área.
Educar em Revista Revista que faz revistas temáticas com produções atuais de base científica nas diferentes áreas da educação.
Educação e Pesquisa Educação e Pesquisa é uma publicação trimestral da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Publicada desde 1975, a revista aceita artigos em português, espanhol e inglês.
Educare Aborda a educação como um fenômeno complexo explicável por meio de uma visão de mundo multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Este é o foco das produções apresentadas.
Ensaio Trata-se de um veículo de divulgação de pesquisas, levantamentos, estudos, discussões e outros trabalhos críticos no campo da educação, concentrando-se nas questões de avaliação e políticas públicas e enfatizando as experiências e perspectivas brasileiras.
Revista de Pedagogía - Escuela de Educación Serve para contribuir para o esclarecimento de vários aspectos relacionados às políticas educacionais nacionais e internacionais, em suas implicações teóricas e práticas. Fornece diferentes pontos de vista sobre os problemas da pedagogia. As áreas de interesse são: pesquisa, experiências e propostas sobre educação, Educação, Ciências da Educação, Sistemas de Ensino, Política Educacional, História da Educação.
Revista Diálogo Educacional A revista se destina a divulgar a produção acadêmica e científica de pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e internacionais da área de Educação contribuindo com o intercâmbio promovendo a geração de novos conhecimentos. Publicar trabalhos originais e inéditos que contribuam para o desenvolvimento da ciência da área da educação. Abordando temas emergentes capazes de suscitar a troca de informações, bem como debate de questões neste campo de conhecimento.

Informações Adicionais