Tecnologia orientada para gestão.

BALTZAN, Paige.

Tecnologia orientada para gestão.

Hoje, a tecnologia é um fator essencial para as empresas operarem com sucesso em ambientes competitivos, e é importante que o profissional de administração tenha essa compreensão. Seguindo a premissa de que são as estratégias de negócios que devem direcionar as escolhas tecnológicas, Tecnologia Orientada para Gestão discute inicialmente as várias iniciativas de gestão para depois abordar como a tecnologia dá suporte a essas iniciativas. Ao adotar uma estrutura flexível, o livro permite ainda que o professor adapte o conteúdo de acordo com as suas necessidades e a de seus alunos.

 

 

 Métodos de pesquisa em administração

COOPER, Donald R.

Métodos de pesquisa em administração

Esta 12ª edição reflete uma bem pensada revisão de um livro que é padrão no mercado. Estudantes e professores encontram aqui uma equilibrada apresentação do assunto métodos de pesquisa em administração, mesclando teoria e prática. Cooper e Schindler usam a tomada de decisão gerencial como tema do livro, oferecendo o conteúdo e a estrutura para garantir que os alunos compreendam inteiramente a função dos métodos de pesquisa. Este livro-texto também pode ser usado como leitura de apoio em um projeto mais aprofundado de pesquisa.

 

 Plano de negócios com o modelo canvas:guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de exemplos.

DORNELAS, José.

Plano de negócios com o modelo canvas:guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de exemplos.

Desmistificando a crença muito difundida de que o modelo Canvas e o plano de negócios são metodologias que se substituem uma pela outra, plano de negócios com o modelo Canvas parte de ideias conhecidas para propor algo revolucionário, a integração desses dois modelos clássicos de desenvolvimento de uma ideia empreendedora.

 

 Gestão de marketing e branding: a arte de desenvolver e gerenciar marcas.

MELO, Eugênio Bispo.

Gestão de marketing e branding: a arte de desenvolver e gerenciar marcas.

Em sua segunda edição, a obra traz o que há de melhor no pensamento do marketing moderno, aliado ao que há de mais importante e inovador no conteúdo sobre a gestão de marcas (Branding) no Brasil e no mundo. Traz à tona a importância do serviço e do atendimento nas redes de lojas, franquias, concessionárias e supermercados, dentre outros, e o prefácio de um dos maiores pensadores do marketing contemporâneo, Al Ries.

 

 Business model you: o modelo de negócios pessoal.

CLARK, Tim.

Business model you: o modelo de negócios pessoal.

O Modelo de Negócios Pessoal usa o mesmo método poderoso de uma página para ensinar aos leitores como desenhar 'modelos de negócios pessoais', que revelam novas formas de suas habilidades serem adaptadas às necessidades de mudança do mercado para revelar novas e mais gratificantes possibilidades na carreira e na vida.

 

 Orçamento empresarial.

PADOVEZE, Clóvis.

Orçamento empresarial.

Baseados na premissa de que o ensino atual exige um processo flexível de construção do saber, os livros que compõem a Bibliografia Universitária Pearson são concisos sem serem rasos e simples sem serem simplistas. Para tanto, eles apresentam os principais conceitos dos temas propostos em uma estrutura didática única, que usa linguagem dialógica, diagramação diferenciada e hipertextos, entre outros elementos. Em Orçamento empresarial, isso não é diferente. Nele, tópicos como análise das variações, plano orçamentário e integração com os instrumentos de gestão - que, dependendo da abordagem, podem parecer complicados - são apresentados de um ponto de vista inusitado que, ao mostrar como as coisas funcionam na prática, possibilita ao leitor um processo intensivo (e real) de aprendizagem.

 

 Gestão de custos:contabilidade, controle e análise.

SILVA, Raimundo Nonato Sousa.

Gestão de custos:contabilidade, controle e análise.

A proposta do livro é abordar o tema custos desde os conceitos e aplicações mais básicos, até a gestão de custos propriamente dita, notadamente como integrante de um sistema de informações de apoio à decisão em todas as atividades empresariais, ou seja, fabris, comerciais e de serviços.

 

 Gestão de novos produtos.

CRAWFORD, Merle.

Gestão de novos produtos.

Colocar um novo produto no mercado que cumpra com os objetivos desejados por empresas e consumidores é o desafio de milhares de marcas. Esse é também o grande desafio dos gestores de produtos. Este livro apresenta todas as etapas do processo de desenvolvimento de novos produtos – da identificação e seleção de oportunidades até o lançamento. Adotando um foco gerencial e a perspectiva do marketing, Crawford e Di Benedetto mostram os conceitos e as “boas práticas” do setor por meio de estudos de caso e exemplos amplos e atuais, pesquisas inéditas e inúmeras referências. Listas de questões pontuam o texto e desafiam o leitor a refletir sobre o conteúdo apresentado. Sucesso há mais de três décadas, este livro já ajudou a formar milhares de gestores ao redor do mundo e chega à sua 11ª edição abrindo caminho para futuros gestores conhecerem os segredos do mercado e descobrirem o poder da inovação.

 

 Mapeamento e gestão por processos – BPM.

PAVANI, Orlando Jr.

Mapeamento e gestão por processos – BPM.

Este livro relata as experiências profissionais dos autores com sua equipe (GAUSS CONSULTING GROUP) na criação de uma metodologia própria genuinamente brasileira. O BPM consiste em mapear 100% das atividades dos cargos da estrutura organizacional de uma empresa, identificando as “entregas” (objetos) que cada pessoa faz à outra, seja da estrutura hierárquica ou até de pessoas que estejam fora da organização (stakeholders). A partir desta visão inovadora “de fora para dentro” e “de baixo para cima”, os fluxos são desenhados e, somente depois, quando interligados como peças de um dominó, são devidamente denominados com títulos que identificam os subprocessos, os processos ponta-a-ponta e os macroprocessos a partir da lógica dos objetos (fluxos das entregas cargo a cargo).

 O sinal e o ruído: por que tantas previsões falham e outras não.

SILVER, Nate.

O sinal e o ruído: por que tantas previsões falham e outras não.

Ter acesso à informação nunca foi tão fácil. Apesar disso, enfrenta-se no dia a dia o desafio de saber o que é relevante em meio a um volume cada vez maior de dados. Entre as diferentes notícias, opiniões e pesquisas que chegam ao conhecimento da população, como identificar o que é útil no momento de traçar um plano, de se preparar para determinado acontecimento, de acertar uma previsão? Para o economista Nate Silver, garantir a qualidade da informação é o primeiro passo. Em 'O sinal e o ruído', ele examina casos de sucessos e fracassos para determinar o que os melhores previsores têm em comum em diversos campos de atividade, como ao avaliar o desempenho de um político em campanha, o estrago esperado de um furacão ou o avanço de uma epidemia perigosa. Silver demonstra que a interpretação correta de dados numéricos é essencial para a segurança e o progresso de nossa sociedade.

 

 Manufatura enxuta como estratégia de produção: a chave para a produtividade industrial.

TUBINO, Dalvio Ferrari.

Manufatura enxuta como estratégia de produção: a chave para a produtividade industrial.

Produtividade, mais especificamente, produtividade industrial. É disso que trata este livro. Nunca dantes na história deste país a produtividade industrial foi tão importante para a sobrevivência das empresas. Quando as margens de lucro se apertam forçadas pela concorrência, a variável de controle passa do preço para o custo dos produtos. Temos que reduzir custos no chão de fábrica, aumentando ao mesmo tempo a qualidade e melhorando a flexibilidade e o desempenho de entrega. Essa questão também é abordada aqui, ou seja, o aumento da produtividade industrial na estratégia da diferenciação.

 

 Startup: manual do empreendedor.

BLANK, Steve.

Startup: manual do empreendedor.

O livro é exatamente o que diz ser: um guia passo a passo, abrangente, que orienta as startups a seguirem na direção correta. Ele encaminha os empreendedores através do processo de Desenvolvimento do Cliente, que os faz deixar o escritório e ir às ruas, onde os clientes estão para desenvolver produtos vencedores que os clientes irão comprar.

 

 ted_talks

ANDERSON, Chris.

Ted talks.

Palestras perfeitas, inspiradoras e de grande alcance. Um orador que sobe no palco e acerta no alvo. Assim são as Conferências TED, e esse é o guia definitivo do TED para que você também possa fazer palestras inesquecíveis.

 

 Manual de orçamento.

LUNKES, Rogério João.

Manual de orçamento.

Este livro aborda esse processo de forma integrada e sistêmica, detalhando as diversas formas como esse sistema pode ser gerenciado. Ressalta-se ainda a forma de apresentação dos diferentes métodos orçamentários - orçamento empresarial, orçamento contínuo, orçamento base zero, orçamento flexível, orçamento por atividades e orçamento perpétuo, além de englobar novos tipos de orçamento mais adaptados a necessidades de gestores, como flexibilidade, capital intelectual, intangíveis, valorização dos clientes internos e externos, entre outras contribuições.

 

 Guia prático de formação de preços.

ASSEF, Roberto.

Guia prático de formação de preços.

Os empresários e executivos estão cada vez mais preocupados em avaliar corretamente os preços de venda de seus produtos, pois sabem o quanto isto influi nos resultados finais de seu negócio. O ambiente de alta competição que predomina nos dias de hoje impõe a necessidade de um conhecimento técnico sobre a metodologia da formação de preços de venda e das margens de contribuição. Roberto Assef mostra que a tarefa de precificação não é tão complexa como se imagina. Numa linguagem clara, aborda os aspectos mercadológicos, essenciais para a avaliação da linha de produtos e da concorrência, tributários e financeiros básicos. Esta 4ª edição aborda, essencialmente, a questão tributária; notadamente a que envolve a Substituição tributária do ICMS, com diversos exemplos e simulações. Além disso, alguns conceitos mercadológicos, tão essenciais na formação de preços, foram aprimorados. A estrutura básica do livro foi mantida, apresentando, separadamente, os aspectos mercadológicos, tributários e financeiros, correlacionando-os ao final, por meio de exemplos práticos.

 

 Geoprocessamento sem complicação.

FITZ, Paulo Roberto.

Geoprocessamento sem complicação.

Geoprocessamento sem Complicação atende à crescente popularização do sensoriamento remoto por meio das imagens de satélite, em programas televisivos e via Google Earth, fornecendo dados. Mostra a concepção das bases de dados para a construção de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), a estrutura de um SIG, seu comportamento e suas principais funções. Apresenta ainda as técnicas de geoprocessamento, sem descuidar da base cartográfica e dos critérios de decisão que alimentam o processamento.

 

 Pegada ecológica e sustentabilidade humana.

DIAS, Genebaldo Freire.

Pegada ecológica e sustentabilidade humana.

Para viver, o homem consome o que a natureza lhe oferece. Partindo dessa afirmação, concluímos que cada ser humano provoca, de uma maneira ou de outra, algum desgaste na natureza. Até aí, tudo bem. Isso é normal. O problema é que, a cada dia que passa, nosso consumo está cada vez maior, ultrapassando os limites daquilo que seria possível considerar aceitável. Neste livro, o autor examina detalhadamente como o metabolismo dos ecossistemas urbanos, moldados por nosso estilo de vida, pressiona os recursos naturais de forma global. Esta leitura ampliará sua percepção sobre as incontáveis facetas da dimensão ambiental e o posicionará bem à frente nas discussões sobre esse tema tão polêmico.

 

 

UNWIN, Simon.

Exercícios de arquitetura: aprendendo a pensar como um arquiteto.

Livro singular com relação ao tema, à didática e à linguagem. Escrito por um renomado e experiente professor de arquitetura, a obra pretende, por meio de exercícios propostos, fazer o leitor perceber o funcionamento da arquitetura e seu ilimitado potencial. O autor acredita que quanto mais se pratica arquitetura, mais se aprende sobre o que se pode fazer com ela.

 

 Exercícios de arquitetura: aprendendo a pensar como um arquiteto.

WACHOWICZ, Marcos.

Direito da sociedade da informação & propriedade intelectual.

A obra coletiva intitulada Direito da Sociedade da Informação e Propriedade Intelectual apresenta trabalhos de pesquisadores nacionais e estrangeiros que, através de abordagem ampla sobre a sociedade contemporânea, revelaram uma nova ideia de propriedade intelectual em seus múltiplos desdobramentos decorrentes das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's). O livro é seguramente uma reflexão profunda interdisciplinar sobre as temáticas inerentes ao Direito da Sociedade da Informação. Três temas principais são destacados na obra, sobre os quais os textos são desenvolvidos: Direito da Sociedade da Informação e Inclusão Tecnológica; Direito da Sociedade da Informação e Democracia, e Direito da Sociedade da Informação e Propriedade Intelectual.

 Técnicas de maquetaria.

CAVASSANI, Glauber.

Técnicas de maquetaria.

Esta série foi criada para atender aos eixos tecnológicos que orientamos cursos técnicos e profissionalizantes em âmbito nacional. Seu objetivo é capacitar o aluno para o mercado de trabalho, fornecendo, além de fundamentos teóricos, aspectos práticos que geram uma perspectiva de inserção no setor produtivo e, até mesmo, de requalificação.

 

 Tudo que é sólido desmancha no ar.

BERMAN, Marshall.

Tudo que é sólido desmancha no ar.

Ensaio histórico e literário, este livro de Marshall Berman é uma aventura intelectual clara, concisa e brilhante. Visão dos tempos modernos, investigação do espírito da sociedade e da cultura dos séculos XIX e XX. Berman não hesita diante do desafio de lidar com as mais diversas áreas do saber: crítica literária, ciência econômica e política, arquitetura, urbanismo e estética. 'Tudo que é Sólido Desmancha no Ar' constitui uma instigante sucessão de leituras originais e reveladoras de autores e suas épocas, a começar pelo Fausto de Goethe, passando pelo Manifesto de Marx e Engels, pelos poemas em prosa de Baudelaire, pela ficção de Dostoiévski, até as vanguardas artísticas contemporâneas. Livre de dogmatismo, seu trabalho é o de um humanista apaixonado, um verdadeiro Edmund Wilson do nosso tempo.

 

 Casa – Apartamento – Jardim.

NEUFERT, Peter.

Casa – Apartamento – Jardim.

Este livro ajuda proprietários, estudantes de arquitetura e arquitetura e arquitetos, no desenvolvimento do projeto de casas, apartamentos e jardins. Transmite basicamente conhecimentos para o desenho de banheiros, cozinhas, espaços para refeições, salas de estar, dormitórios e ambientes secundários, sendo um consultor indispensável para ampliações e reformas. Um glossário esclarece cerca de 500 termos técnicos, ajudando assim no diálogo com os arquitetos.

 

 Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos.

SÁNCHEZ, Luis Enrique.

Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos.

Mantendo a estrutura e a sequência dos capítulos, esta segunda edição foi inteiramente revista e atualizada. Inevitavelmente, foi também ampliada. Dentre as principais novidades, destacam-se as várias menções aos Padrões de Desempenho Socioambiental da International Finance Corporation (IFC). Uma maior explicitação da noção de hierarquia de mitigação também está presente em vários capítulos. Outros novos temas, como justiça ambiental, serviços ecossistêmicos e impactos sobre a saúde, também foram incorporados a esta edição. Novos casos e exemplos reais são mencionados, ampliando a lista de EIAs de diversos países citados. Novas referências bibliográficas alertam os estudantes e profissionais da área para a importância de se manter atualizado. Mais referências também foram acrescentadas à seção Recursos, que permite ao leitor localizar fontes de informação e documentos técnicos seja para aprofundar estudos ou pesquisas, seja para melhorar sua prática profissional.

 

 Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais.

GIBBS, Jenny.

Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais.

Este livro reúne história, teoria e prática do design de interiores e aborda temas como a elaboração do programa de necessidades junto ao cliente, as apresentações dos desenhos e amostras, a escolha dos materiais e o planejamento e gerenciamento de projetos. Embora esteja dirigido a estudantes, este livro também pode servir como referência para a prática profissional e para todas as pessoas interessadas em design de interiores.

 Como os edifícios funcionam: a ordem natural da arquitetura.

ALLEN, Edward.

Como os edifícios funcionam: a ordem natural da arquitetura.

O autor torna acessível a todos o entendimento dos mistérios e das complexidades de qualquer edifício, desde seus processos de reciclagem de resíduos e controle do movimento do ar até considerações sobre como ele se mantém vivo e em crescimento.

 

 Tratado da propriedade intelectual: tomo 2.

BARBOSA, Denis Borges.

Tratado da propriedade intelectual: tomo 2.

Este tratado reúne, numa só obra, o tratamento jurídico dos vários segmentos da propriedade intelectual. Divididos em 6 volumes, este segundo volume corresponde ao estudo de Patentes.

 Direito coletivo do trabalho.

DELGADO, Mauricio Godinho.

Direito coletivo do trabalho.

A obra apresenta um balanço panorâmico sobre o sistema trabalhista brasileiro, com ênfase na estrutura e dinâmica dos sindicatos, tudo à luz dos avanços e desafios propiciados pela Constituição da República. Debate o livro, com solidez e equilíbrio, a tese recentemente ressurgida que propugna pela prevalência dos Acordos Coletivos de Trabalho e Convenções Coletivas de Trabalho sobre a legislação trabalhista do País. Trata-se, sem dúvida, de importante contribuição a respeito da teoria e a prática do Direito Sindical na realidade jurídica brasileira.

 Tratado da propriedade intelectual: tomo 4

BARBORA, Denis Borges.

Tratado da propriedade intelectual: tomo 4.

Este tratado reúne, numa só obra, o tratamento jurídico dos vários segmentos da propriedade intelectual. Divididos em 6 volumes, neste quarto volume trata das peculiaridades do regime da biotecnologia, da proteção do segredo de empresa, cultivares, desenho industrial e contratos em propriedade intelectual.

 Liberdade de expressão e direitos autorais.

MONCAU, Luiz Fernando Marrey.

Liberdade de expressão e direitos autorais.

A presente publicação é resultado da parceria entre a excelência acadêmica da FGV direito rio e a tradição e a experiência da editora Campus/Elsevier. A abordagem dos temas, resultado de rigorosa pesquisa jurídica, permite que os livros sejam consultados pelo estudante da graduação que deseja uma análise diferenciada, pelo pós-graduando interessado em uma pesquisa aprofundada e pelo profissional com a pretensão de direcionar sua atuação às novas demandas do mercado de trabalho.

 Síndrome da alienação parental: importância da detecção – aspectos legais e processuais.

MADALENO, Ana Carolina Carpes.

Síndrome da alienação parental: importância da detecção – aspectos legais e processuais.

A “Síndrome da Alienação Parental” é um distúrbio da infância caracterizado pela doutrinação do menor, usualmente por parte do genitor guardião, a fim de alienar o outro progenitor da vida da criança. Esta obra visa desvendar esse fenômeno, abordando primeiramente os aspectos essenciais da família e a importância de manter a prole em contato permanente com ambos os genitores, mesmo após separados. Em seguida, adentra no estudo da Síndrome da Alienação Parental, seus critérios de identificação, estágios, consequências e tratamentos. Por fim, realiza a análise da Lei da Síndrome da Alienação Parental.

 Da prisão e da liberdade provisória: e as medidas cautelares alternativas da prisão provisória.

POLASTRI, Marcellus.

Da prisão e da liberdade provisória: e as medidas cautelares alternativas da prisão provisória.

O autor, nesta terceira edição, além de tecer considerações sobre a regulamentação da audiência de custódia no Brasil, traz as mais recentes posições jurisprudenciais dos tribunais superiores do país a respeito do tema. É obra essencial para os operadores do direito criminal, para aqueles que se preparam para concursos públicos e para utilização por estudantes na graduação e pós-graduação em direito.

 Petições cíveis fundamentadas.

PEDROTTI, Irineu Antonio.

Petições cíveis fundamentadas.

Esta obra, além de transcreverem a legislação regente de cada tema abordado, seus autores, apresentam os modelos de todas as peças dos temas inseridos - petições ou documentos - grafados e incluídos com a legislação fundamental, específica a cada um, dando explicativas em notas de rodapé, quando o assunto assim o exige.

 Incidente de resolução de demandas repetitivas: decisão de questão idêntica x precedente.

MARINONI, Luiz Guilherme.

Incidente de resolução de demandas repetitivas: decisão de questão idêntica x precedente.

O presente livro pretende demonstrar que a decisão do incidente, ao resolver questão prejudicial à tutela de direitos múltiplos, não pode ser vista como um precedente, mas como uma decisão que proíbe a relitigação da questão resolvida nas demandas repetitivas e, assim, afeta todos aqueles que estão inseridos na situação conflitiva concreta que lhes deu origem. Ora, quando se decide para muitos é indispensável conferir a todos o direito de influenciar o Juiz ou de falar perante a Corte, ainda que mediante um representante adequado. Diante disso, evidencia-se a imprescindibilidade de viabilizar a participação dos legitimados à tutela dos direitos dos litigantes excluídos para que se não seja violado o devido processo legal.

 Direito de família: uma abordagem psicanalítica.

PEREIRA, Rodrigo da Cunha.

Direito de família: uma abordagem psicanalítica.

A família, enquanto entidade identificada exclusivamente pelo selo do casamento, limitava a intervenção judicial às sequelas de ordem patrimonial decorrentes de seu desenlace. Quando os vínculos afetivos se desvencilharam da conjugalidade, a família se tornou um conceito plural e os instrumentos existentes não mais serviam para regrar as novas estruturas que se pluralizaram. O resultado não poderia deixar de ser desastroso. A resistência de ver o novo gera o imobilismo do legislador, bem como o temor do juiz que, sem dispor de um respaldo legal, condena à invisibilidade tudo e todos que se afastam do modelo chancelado pelo sistema legal como merecedor da tutela jurídica. Este foi o desafio que enfrentou Rodrigo da Cunha Pereira ao lançar 'Direito de Família: Uma Abordagem Psicanalítica', primeira obra que mostrou a necessidade de atentar muito mais aos aspectos psíquicos e pessoais do que às características formais e patrimoniais, na apreciação das relações familiares.

 Direito autoral e autoria colaborativa: na economia da informação em rede.

CARBONI, Guilherme.

Direito autoral e autoria colaborativa: na economia da informação em rede.

Na obra digital, a autoria pode se apresentar de forma diluída, pelo fato de ser aberta à interatividade e de se transformar nas mãos de diversas pessoas. Por essa razão, é muitas vezes difícil identificar a verdadeira autoria em uma obra digital. Isso resta evidente se considerarmos as diversas 'recombinações' feitas por artistas multimídia sobre obras de terceiros, protegidas por direitos autorais, criando sempre uma nova obra, completamente diferente das obras utilizadas na sua composição.

 Direito de família.

MADALENO, Rolf.

Direito de família.

O “Direito de Família” vive em constante ebulição, visto que novos comportamentos sociais têm reflexo imediato nas relações familiares. Uma das principais características das relações em família é a sua interminável linha real de evolução. Nesse sentido, o Direito de Família exige a compreensão e a interpretação dos textos legais em interação com a doutrina e a jurisprudência. A prática dos foros e dos tribunais com as demandas familistas completa essa indispensável tríade para a construção de um moderno Direito das Famílias. A proposta desta obra é expor e discutir essas mudanças por meio de um conteúdo claro, abrangente e perspicaz, que se revela útil não só aos estudantes, mas também aos profissionais da área.

 Curso de direito do trabalho.

DELGADO, Mauricio Godinho.

Curso de direito do trabalho.

O “Curso de Direito do Trabalho”, de Mauricio Godinho Delgado, é produto de sólida formação e experiência jurídicas, associando, na medida ideal, consistência teórica e espírito prático. Resulta, desse modo, em contribuição doutrinária diferenciada, que se torna imprescindível aos profissionais do Direito no Brasil.

 O domínio público no direito autoral brasileiro: Uma obra em domínio público.

BRANCO, Sérgio.

O domínio público no direito autoral brasileiro: Uma obra em domínio público.

Esta obra pretende discutir a estrutura (o que é) e a função (para que serve) do domínio público no direito autoral brasileiro. A abordagem teórica da matéria é permeada pela discussão de inúmeros casos reais que ilustram a importância e a atualidade do tema. A verdade é que apesar de a maior parte da cultura mundial estar em domínio público, muito pouco tem sido escrito sobre o assunto, quer no Brasil, quer no exterior. No entanto, com o advento da internet, da cultura digital e da democratização dos meios tecnológicos, o uso de obras em domínio público será cada vez mais frequente, sendo que muitas dúvidas ainda existem acerca da abrangência do instituto e de sua regulamentação jurídica.

 Direitos da personalidade nas relações de trabalho: limitação, relativização e disponibilidade.

OLMOS, Cristina Paranhos.

Direitos da personalidade nas relações de trabalho: limitação, relativização e disponibilidade.

O presente trabalho trata dos direitos da personalidade sob o enfoque do Direito do Trabalho. O tema é de profunda importância na atualidade, ainda mais considerando que as ações levadas à Justiça do Trabalho são muito complexas, e incluem os direitos até então interpretados pela esfera civil, especialmente aqueles estudados na presente obra, quais sejam, os direitos da personalidade.

 Guarda compartilhada: física e jurídica.

MADALENO, Rafael.

Guarda compartilhada: física e jurídica.

A guarda compartilhada nasceu no Brasil em 2008, através da Lei 11.698, e foi emancipada em 2014 pela Lei 13.058, sendo que a primeira cuida da chamada guarda compartilhada jurídica, enquanto que a segunda regula a guarda compartilhada física. Tanto nos aspectos educacionais quanto naqueles de índole emotiva, sobreleva a qualidade das relações estabelecidas entre pais e filhos, e não a frequência com que ocorrem. Afinal, o escopo de tudo será sempre o superior interesse do menor enquanto pessoa em desenvolvimento.

 

BARBOSA, Denis Borges.

Tratado da propriedade intelectual: tomo 3.

Este tratado reúne, numa só obra, o tratamento jurídico dos vários segmentos da propriedade intelectual. Divididos em 6 volumes, neste terceiro volume à proteção do software, do sigilo dos testes para registro de comercialização e topografia de circuitos integrados.

 Autoria em rede: os novos processos autorais através das redes eletrônicas.

MARTINS, Beatriz Cintra.

Autoria em rede: os novos processos autorais através das redes eletrônicas.

As atuais publicações eletrônicas podem ser produzidas por uma multidão de pessoas, dispersas pelos mais diversos cantos do planeta. Mais que isso, em muitos casos, seu processo criativo conta com a participação de robôs e algoritmos. Este livro busca iluminar esse fenômeno recente através da perspectiva histórica. Para isso, faz um percurso pelos diferentes modelos autorais da cultura ocidental, desde a Antiguidade até os tempos atuais, a fim de identificar suas inflexões e apontar suas perspectivas futuras.

 Casamento separação e divórcio no direito brasileiro.

BUENO FILHO, João de Oliveira.

Casamento separação e divórcio no direito brasileiro.

Este livro aborda os seguintes temas: comentários, legislação e jurisprudência sobre: Casamento na lei de introdução ao código civil, casamento civil e religioso, Registro Civil, Separação e divórcio.

 Metodologias da projetação arquitetônica: evidências gráficas.

BARRETO, Frederico Flósculo Pinheiro.

Metodologias da projetação arquitetônica: evidências gráficas.

O método das evidências gráficas é um velho conhecido dos arquitetos e urbanistas desde a obra magistral de Kevin Lynch, Site Planning (1962, em coautoria com Gary Hack), em que a área de implantação de uma nova edificação é minuciosamente examinada. Nesta obra, cada uma das variáveis presentes na análise do sítio físico se torna uma evidência, como um dado a ser considerado em uma verdadeira investigação.

 O playground dos negócios: onde criatividade e comércio se encontram.

STEWART, Dave.

O playground dos negócios: onde criatividade e comércio se encontram.

No Mundo Chato De Hoje, os negócios costumeiros já não conseguem sua fatia. Qualquer um pode competir em qualidade, preço e prazos. Portanto, qual é a arma secreta que irá estimular o seu negócio para continuar acima e além da competição? Criatividade! Frequentemente, a criatividade é colocada de lado e a energia e o entusiasmo que a acompanham são anulados. O “Playground Dos Negócios” Mudará Tudo Isto. Dave Stewart, músico, produtor e empreendedor prodígio, e Mark Simmons, o guru da propaganda e do marketing, mostram a você como redescobrir sua criatividade. Através de uma curiosa seleção de jogos e histórias estimulantes que induzem a criatividade, você estará pronto para trazer seu local de trabalho de volta à vida. Libere Seu Incrível Potencial Criativo E Prepare-Se Para Jogar!

 Presença digital: estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web.

DTRUTZEL, Tércio.

Presença digital: estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web.

O principal objetivo deste livro é contribuir para a instrução digital de empresas, instituições, profissionais e interessados em geral. Entender como o Marketing e a Comunicação se adequaram a este ambiente e como funcionam nestas mídias é uma tarefa imprescindível a quem deseja continuar existindo para seu público. Parece uma afirmação radicalista, mas não ter presença nos ambientes digitais já é considerado sinônimo de não ser lembrado no mundo físico.

 Estratégia em mídias sociais: como romper o paradoxo das redes sociais e tornar a concorrência irrelevante.

CIPRIANI, Fabio.

Estratégia em mídias sociais: como romper o paradoxo das redes sociais e tornar a concorrência irrelevante.

As mídias sociais mudaram a forma de fazer negócios, aproximando as empresas e os consumidores como jamais visto. Este livro mostra como fazer bom uso dessa nova forma de comunicação com o mercado para melhorar a reputação das marcas, aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes e vender mais. Esclarecendo o que são as mídias sociais e quais são suas ferramentas, o autor mostra de forma leve e didática o que é preciso para se destacar na Web 2.0.

 

ALVES, Flora.

Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras.

A autora Flora Alves mostra como profissionais que trabalham com ensino e instrução podem utilizar elementos dos games para potencializar resultados. Para isso; ela esmiúça o conceito; cita exemplos reais e mostra como e quando colocar o gamification em prática. Apesar de estar em voga; especialmente quando relacionado aos diversos tipos de ensino; há ainda pouco material publicado sobre o uso do gamification; o que pode gerar uma série de equívocos. Um deles é a ideia de que gamification seja o mesmo que o simples uso de games para treinamentos.

 Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras.

ARAÚJO, Leonardo.

Estratégias proativas de negócio: as quatro chaves da proatividade.

A obra aborda uma temática extremamente relevante, mas pouco compreendida: a proatividade. Segundo os autores, essa é a qualidade que todos desejam ter, tanto na vida profissional quanto pessoal, porém a grande dificuldade é saber qual o caminho adequado para consegui-la. A pergunta que não quer calar é exatamente esta: afinal, o que é a proatividade? No campo da estratégia, ser proativo significa perceber a mudança antes do que os concorrentes, e até criar a mudança de forma deliberada. É ir além da adaptação, da reatividade, da defesa.

 O Código de conversão.

SMITH, Chris.

O Código de conversão.

Neste livro você aprenderá um sistema passo a passo para capturar e converter leads online em vendas na maior proporção possível. Os consumidores de hoje são espertos e têm mais opções do que nunca. O mesmo vale para vendedores e marqueteiros. A habilidade de gerar leads de qualidade e de hiperpersonalizar a experiência de vendas não tem precedentes por causa da internet.

 Plágio e outros estudos em direito de autor.

LEITE, Eduardo Lycurgo.

Plágio e outros estudos em direito de autor.

O autor, em oito tópicos, discorre sobre seu breve ensaio sobre o plágio. Após uma introdução, passa pelas bases históricas, o conceito de plágio, e de plagiador, da conduta repreensível, a configuração do plágio, passando pelos clássicos testes, em geral invocados quando se cuida da matéria. Ademais, aponta famosos casos envolvendo plágio, a título de ilustração.

 Direito autoral: paradoxos e contribuições para a revisão da tecnologia jurídica no século XXI.

TRIDENTE, Alessandra.

Direito autoral: paradoxos e contribuições para a revisão da tecnologia jurídica no século XXI.

O objetivo deste livro é contribuir para as discussões sobre o futuro dos direitos autorais. Destaca as prerrogativas patrimoniais (e não as morais) conferidas pelo direito autoral aos criadores de obras intelectuais, atualmente o aspecto mais controvertido do debate sobre a matéria.

 Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade.

DIAS, Reinaldo.

Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade.

Este livro aborda os principais temas relacionados com as empresas e o meio ambiente, tais como: desenvolvimento sustentável, legislação ambiental municipal, sistemas de gestão ambiental, economia verde, comércio internacional, mudança climática global, o Protocolo de Kyoto e a COP 21, o Protocolo de Montreal e o Acordo de Kigali, produção mais limpa, ecoeficiência, marketing verde, responsabilidade ambiental e cidadania.

 

GONÇALVES, Carlos Walter Porto.

O desafio ambiental.

Os porquês da desordem mundial, mestres explicam a globalização, disseca o fenômeno da globalização neoliberal e explica os pontos fundamentais das relações internacionais contemporâneas. Escritos com clara vocação crítica, são livros de consulta essencial e útil para aqueles que querem entender a globalização neoliberal, sejam estudantes, professores ou profissionais em geral. Este volume, 'O Desafio Ambiental', traz ao debate não simplesmente a questão da devastação do planeta, que é real, mas também indaga porque se destruiu tanto a natureza exatamente quanto mais se falou em sua defesa.

 O traço dá ideia: bases para o projeto arquitetônico.

MONTENEGRO, Gildo.

O traço dá ideia: bases para o projeto arquitetônico.

É fácil encontrar casas e ambientes inadequados ao clima local e aos usuários, assim como cidades com problemas urbanísticos que se arrastam. Em tais casos, o planejamento adequado abre espaço para o trabalho corretivo do arquiteto. Este livro estuda aspectos práticos do ambiente construído ou a se construir, sem deixar de lado os sonhos e a criatividade do projetista.

 Ergonomia.

FALZON, Pierre.

Ergonomia.

Este livro é ao mesmo tempo uma introdução aos fundamentos da disciplina e um repertório de boas práticas. Redigido pelos melhores especialistas no assunto, ele apresenta uma visão do conjunto da ergonomia, que não se limita nem a um campo de especialização, como a ergonomia física ou a ergonomia cognitiva, nem a um campo de intervenção particular. Destinado aos estudantes e profissionais da ergonomia, ele é de interesse também para profissionais de outras áreas - gerentes de recursos humanos, médicos do trabalho, profissionais em prevenção, profissionais em confiabilidade, técnicos em métodos, técnicos em qualidade - que nele encontrarão elementos úteis para sua prática.

 Atletismo: os saltos.

FERNANDES, José Luís.

Atletismo: os saltos.

Esta obra apresenta um amplo estudo sobre todas as provas de salto: histórico e evolução, análise mecânica (técnica), processos didáticos para o ensino ou aprendizagem. Inclui ainda uma extensa série de exercícios para os vários tipos de lançamentos/ arremesso. A obra é completada com o regulamento básico de competições. Com isso, este livro atende as necessidades de treinadores, professores e estudantes de educação física.

 Direito financeiro e tributário.

HARADA, Kiyoshi.

Direito financeiro e tributário.

“Em 1995, lançamos de forma pioneira esta obra de Direito Financeiro, que aborda de forma didática e completa os quatro objetos do Direito Financeiro: a despesa pública, a receita pública, o orçamento público e o crédito público, os mesmos objetos da Ciência das Finanças, que, entretanto, estuda-os apenas sob o prisma teórico e especulativo, e não sob o prisma jurídico. Os livros existentes na época confundiam os estudos do Direito Financeiro com os de Direito Tributário, que se destacou do primeiro. Desde então, esta obra vem sendo atualizada e aprimorada dentro da visão crítica da realidade social que influencia a ordem jurídica como um todo. Na Parte II, promovemos o estudo do Direito Tributário e de seus institutos na ordem disciplinada pelo Código Tributário Nacional e procedemos ao exame completo do Sistema Tributário Nacional esculpido pelo legislador constituinte, examinando cada um dos princípios tributários limitadores da imposição tributária, bem como as espécies tributárias com riqueza de ilustrações jurisprudenciais. Tratamos de matérias afins, como processos administrativo e judicial tributários, crimes tributários, salientando sempre os aspectos polêmicos. A exemplo da Parte I, demonstramos que o Sistema Tributário, perfeito na sua estruturação constitucional, na prática, não tem oferecido a segurança jurídica desejada pelo legislador constituinte por falta de respeito ao princípio da hierarquia vertical das leis pelas três esferas impositivas.”

 Direito processual penal.

RANGEL, Paulo.

Direito processual penal.

Trata o direito processual penal dentro de uma ótica sistemática, dando ênfase aos princípios, ou seja, o autor preocupa-se com a moderna visão constitucional do ordenamento jurídico. Os institutos processuais são expostos sempre partindo dos postulados básicos que fundamentam o democrático sistema acusatório, cujas bases estão assentadas na própria Constituição Federal. O texto começa examinando os princípios do processo penal para estudar o inquérito policial e a ação penal, o que ocorre, outros sim, nos capítulos que cuidam da prisão e liberdade provisória. Merece destaque também os estudos referentes às nulidades, à teoria geral dos recursos no processo penal e termina com as ações autônomas de impugnação.

 Projeto de máquinas: uma abordagem integrada.

NORTON, Robert L.

Projeto de máquinas: uma abordagem integrada.

Livro baseado na longa experiência do professor em sala de aula oferece na primeira parte os principais conceitos da disciplina. Os vários tópicos são então unidos, na segunda parte, por meio de estudos de caso. Conta com CD com diferentes programas de computador e modelos que facilitam o entendimento do assunto.

 Citologia clínica cérvico-vaginal: textos e atlas.

CONSOLARO, Márcia E. Lopes; MARIA, Silvya Stuchi.

Citologia clínica cérvico-vaginal: textos e atlas.

O livro reúne o que é mais relevante na arte e ciência da citologia cérvico-vaginal, uma das técnicas mais utilizadas em medicina e em saúde pública. Composto por 16 capítulos contribuídos por especialistas de renome nacional e pelas próprias autoras.

 Para entender a conjuntura econômica.

FEIJÓ, Carmem Aparecida.

Para entender a conjuntura econômica.

Saber interpretar adequadamente os acontecimentos do dia-a-dia em economia é um desafio permanente para profissionais da área. A ciência econômica oferece instrumentos de modelagem bastante sofisticados para servir a esse propósito. Porém, para que esse instrumental seja empregado adequadamente, é necessário saber usar a informação estatística disponível. O livro oferece aos leitores uma linguagem simples e direta, os principais conceitos econômicos medidos nas estatísticas de conjuntura, tornando-se, assim, referência indispensável aos cursos de economia e ciências sociais.

 Vetores e geometria analítica.

WINTERLE, Paulo.

Vetores e geometria analítica.

A obra apresenta de forma acessível conteúdos concernentes aos cursos de matemática, física, química, ciência da computação e às várias áreas da engenharia, abordando: vetores; produto escalar, vetorial e misto; a reta e o plano; distâncias; cônicas e superfícies quádricas. Trata-se de obra de referência conhecida por inúmeros professores e estudantes e adotada em diversas instituições de ensino.

 Curso de direito do serviço social.

SIMÕES, Carlos.

Curso de direito do serviço social.

Este livro mostra a luta da sociedade brasileira, o custo em sacrifícios humanos e o preço da defesa das garantias individuais e sociais, no combate ao arrocho salarial, ao 'milagre brasileiro', à desigualdade socioeconômica, às prisões e julgamentos ilegais. Nas páginas da obra se faz o balanço crítico dessa longa ditadura e das suas repercussões duradouras, causadas pela debilitação da sociedade brasileira e pelo fechamento absoluto das instituições democráticas.

 Diagnósticos de enfermagem da nanda: definições e classificação.

HERDMAN, T. Heather.

Diagnósticos de enfermagem da nanda: definições e classificação.

O livro Diagnóstico de Enfermagem da é o guia definitivo para os diagnósticos de enfermagem. A edição mais recente 2015-2017 aborda o texto clássico e conhecido internacionalmente, porém, em uma versão ampliada, atualizada e revisada. São 235 diagnósticos com definições, características principais, fatores relacionados e fatores de risco, todos padronizados, o que permite melhor e mais rápida localização na hora de efetuar uma busca.

 Geometria analítica.

STEINBRUCH, Alfredo.

Geometria analítica.

Originalmente publicado como Álgebra Linear e Geometria Analítica, este livro foi desmembrado em Geometria Analítica e Álgebra Linear. A simplificação do texto tornou a obra extremamente útil no processo de ensino-aprendizagem. O volume Geometria Analítica foi totalmente revisado, os conceitos fora m reformulados e acrescidos 379 problemas. Após cada exposição há exercícios propostos e resolvidos.

 Análise de circuitos em engenharia

HAYT, William H.

Análise de circuitos em engenharia.

Clássico da área, Análise de Circuitos em Engenharia chega à oitava edição com as credenciais de quem apresentou a milhares de estudantes o complexo mundo da análise de circuitos elétricos lineares do ponto de vista da prática da engenharia. Em paralelo, os alunos também têm contato com os detalhes do desenvolvimento de um método de solução de problemas por meio de abordagem pedagógica cuidadosamente elaborada e testada em sala de aula. Os alunos são ainda orientados para a aplicação de análise com auxílio de computador tanto para verificar cálculos a mão quanto suas soluções para problemas de soluções múltiplas.

 Princípios de termodinâmica para engenharia.

MORAN, Michael J.

Princípios de termodinâmica para engenharia.

Com uma abordagem didática consagrada e linguagem clara e objetiva, Princípios de Termodinâmica para Engenharia proporciona ao leitor o conhecimento exigido para a tomada de decisões sobre a tecnologia relacionada à termodinâmica. O objetivo é desenvolver nos estudantes de nível superior e nos profissionais atuantes diferentes habilidades requeridas pelo tema. Mundialmente reconhecida como referência, esta sétima edição da obra traz, como diferencial, uma diagramação clara e dinâmica que propicia a apresentação de informações e dados em diferentes formatos, interligando conceitos, bibliografia paralela, aplicações práticas da teoria e diversos outros recursos.

 Bioquímica ilustrada de harper.

RODWELL, Victor W.

Bioquímica ilustrada de harper.

Esta 30ª edição comemorativa do “Bioquímica ilustrada de Harper” representa um marco de longevidade e qualidade deste clássico, que foi publicado inicialmente em 1939. O livro mantém-se fiel à sua missão original de oferecer uma apresentação concisa dos aspectos mais relevantes da bioquímica para o estudo da medicina. Esta edição traz uma atualização integrada do conhecimento, além de ampliar os já consagrados recursos didáticos que fizeram desta obra uma referência da bioquímica atual.

 Princípios

GOLAN, David E.

Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacologia.

A terceira edição de desta obra foi cuidadosamente elaborada com o objetivo de ajudar o leitor a compreender e reter o conteúdo estudado, evitando que apenas decore as informações. Além disso, leva os estudantes “para além da doença”, em direção aos sistemas fisiológicos, bioquímicos e fisiopatológicos, bem como à ativação ou inibição desses sistemas pelos fármacos – os quais interagem com alvos moleculares e celulares. A abordagem diferenciada da obra assegura o entendimento dos mecanismos de ação dos fármacos no corpo e, em última instância, no tratamento do paciente. É ideal, portanto, para os cursos de introdução à farmacologia que enfatizam o pensamento crítico, a compreensão molecular, a integração baseada em sistemas e a preparação clínica.

 fundamentos_de fisica_mecanica.jpg

HALLIDAY, David.

Fundamentos de física: mecânica V1.

Sucesso há mais de quatro décadas em todo o mundo, Fundamentos de Física continua cumprindo o desafio de apresentar a Física de maneira clara, unindo a teoria e os exercícios às aplicações práticas do mundo real. Nesta décima edição mantém os principais conceitos divididos entre seus quatro volumes.

 Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica V2.

HALLIDAY, David.

Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica V2.

Sucesso há mais de quatro décadas em todo o mundo, Fundamentos de Física continua cumprindo o desafio de apresentar a Física de maneira clara, unindo a teoria e os exercícios às aplicações práticas do mundo real. Nesta décima edição mantém os principais conceitos divididos entre seus quatro volumes.

 Fundamentos de física: eletromagnetismo V3.

HALLIDAY, David.

Fundamentos de física: eletromagnetismo V3.

Sucesso há mais de quatro décadas em todo o mundo, Fundamentos de Física continua cumprindo o desafio de apresentar a Física de maneira clara, unindo a teoria e os exercícios às aplicações práticas do mundo real. Nesta décima edição mantém os principais conceitos divididos entre seus quatro volumes.

 Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5.

CORDIOLI, Aristides Volpato.

Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5.

Com uma versão completamente reformulada, o livro Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - Dsm V - 5ª Ed. 2014 é o resultado de mais de 10 anos de trabalho de especialistas do mundo inteiro. A consequência desses estudos é o que há de mais atual em termos de classificação e diagnóstico na área da saúde mental, constituindo-se em um recurso que é indispensável aos estudantes da área, clínicos e até pesquisadores.

 Citologia clínica do trato genital feminino.

SILVA NETO, Jacinto da Costa.

Citologia clínica do trato genital feminino.

A Citologia do Trato Genital Feminino privilegia-se da indolência dos tumores do colo uterino, em sua grande maioria oriundos da infecção por HPV oncogênicos que necessitam de tempo para evoluir até a invasão, favorecendo o emprego da metodologia no rastreamento das lesões cervicais, detectando-as precocemente. Este tipo de citologia pode ser realizado periodicamente e complementado por técnicas moleculares e imunocitoquímicas.

 Química orgânica: V1 e V2.

SOLOMONS, T. W. Graham.

Química orgânica: V1 e V2.

Esta décima edição de ‘Química Orgânica’ esta ainda mais acessível e completa em conteúdo, fruto de dedicado trabalho dos experientes autores. Os leitores podem compreender os princípios essenciais de química orgânica sem usar a memorização como estratégia, priorizando assim o entendimento, a intuição e o pensamento crítico. Esta obra é apresentada em dois volumes e mantém os objetivos da aprendizagem e a abrangência de cobertura das edições anteriores.

 Mecânica dos fluidos: fundamentos e aplicações.

ÇENGEL, Yunus A.

Mecânica dos fluidos: fundamentos e aplicações.

Este livro cobre princípios básicos e equações da mecânica dos fluidos com diversos exemplos do mundo real. O conteúdo é apresentado em ordem progressiva, do mais simples para o mais difícil, construindo cada capítulo sobre os sólidos alicerces firmados nos capítulos anteriores. Desta forma, até mesmo os aspectos tradicionalmente desafiadores podem ser efetivamente aprendidos.

 Resistência dos materiais.

HIBBELER, R. C.

Resistência dos materiais.

Abordando a teoria e os princípios fundamentais da resistência dos materiais de maneira clara, esta sétima edição, que utiliza exclusivamente o Sistema Internacional de Unidades (SI), confirma a obra de Hibbeler como referência da área. Além de trazerem problemas na forma de exemplos ilustrativos, figuras tridimensionais e exercícios, os capítulos apresentam problemas propostos em diferentes níveis de dificuldade. Para complementar, situações reais são usadas para estimular o interesse do estudante pelo assunto, bem como seções que orientam a solução de problemas diversos.

 Tratado geral de treinamento desportivo.

PLATONOV, Vladimir Nikolaevich.

Tratado geral de treinamento desportivo.

Este manual analisa as condições históricas da formação da teoria de preparação de desportistas, os aspectos básicos da metodologia de formação de conhecimentos na esfera da teoria geral de preparação desportiva e o conjunto de conhecimentos sobre competições. Apresenta também as características dos desportos olímpicos, do sistema de competições e da atividade competitiva e descreve os atuais fundamentos da preparação de desportista: os princípios de desenvolvimento da adaptação, fornecimento de energia aos músculos, definição das cargas, surgimento da fadiga e implementação da recuperação.

 

Informações Adicionais