CAMPOS, Rosana O.

Psicanálise e saúde coletiva: interfaces.

Este livro critica a dominação da sociedade contemporânea pela racionalidade tecnológica; insensível e, portanto, impotente para enfrentar os conflitos e problemas engendrados por esta lógica. Valendo-se de estratégias e de recursos teóricos da psicanálise e da Saúde Coletiva, a autora demonstra a possibilidade e a necessidade de repensar o modo como se compreende saúde.

 

 

 

MAHFOUD, Miguel.

Plantão psicológico: novos horizontes.

Este livro traz boas novas. Apresenta evidências de que o Plantão Psicológico é um serviço viável para atender adolescentes, estudantes universitários e outros membros da comunidade, abastados ou não; e de que pode promover uma experiência de aprendizagem eficaz para estagiários (as).

 

 

BERQUÓ, Elza.

Sexo & vida: panorama da saúde reprodutiva no Brasil.

Viver com saúde, fazer sexo, ter filhos - ou não tê-los -, adoecer, morrer não são mais assunto apenas para as ciências da saúde. Este livro reúne textos de estudiosas ilustres, tratando de sexualidade, direitos, aborto, aids, nascimento, violência e morte, em uma perspectiva que intriga o olhar das ciências médicas, sociais e jurídicas.

 

 

LUCENA-SANTOS, Paola; PINTO-GOUVEIA, José; OLIVEIRA, Margareth da S.

Terapias comportamentais de terceira geração: guia para profissionais.

A Terceira Geração de intervenções cognitivas e comportamentais foi emergindo dentro do escopo comportamental e cognitivo, encontrando uma maneira de abordar essas áreas problemáticas.

 

 

HEILBORN, Maria Luiza.

Sexualidade, reprodução e saúde.

Os estudos do gênero e saúde ganham cada vez mais força no Brasil. Os autores aqui reunidos analisam as conexões entre sexualidade e reprodução sob perspectiva interdisciplinar, no âmbito de diferentes relações sociais.

 

 

FOUCAULT, Michael.

História da sexualidade 1: a vontade de saber.

Ao longo dos anos 1970, Michel Foucault dedicou seu trabalho no Collège de France à análise do lugar da sexualidade na sociedade ocidental. Sua reflexão encontrou no sexo e na sexualidade a causa de todos os acontecimentos da vida social. O filósofo empreendeu uma pesquisa histórica, estabelecendo uma antropologia e uma análise dos discursos acerca desse tema tão fundamental para a condição humana.

 

 

FOUCAULT, Michael.

Microfísica do poder.

O livro é uma coletânea de textos de Michel Foucault organizados por Roberto Machado, que aborda as diferentes formas de poder no início da obra de Foucault, tomando como mote a medicina, a psiquiatria e as prisões: são textos que versam sobre a relação da analítica foucaultiana com Nietzsche e vão até resoluções de problemas cotidianos, como na discussão pós-Maio de 68 entre Foucault e militantes maoísticas sobre o que fazer com os policiais que reprimiram estudantes violentamente no evento em questão.

 

 

BUTLER, Judith.

Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade.

Judith Butler propõe observar, de maneira geral, o modo como as fábulas de gênero estabelecem e fazem circular sua denominação errônea de fatos naturais. Os textos estão reunidos de modo a facilitar uma convergência política das perspectivas feministas, gays e lésbicas sobre o gênero com a da teoria pós-estruturalista.

 

CECCARELLI, Paulo Roberto.

Diferenças sexuais.

As questões ligadas às diferenças sexuais, às representações simbólicas da feminilidade e da masculinidade, e à distinção de gênero, tem constituído um campo de pesquisa sempre instigante para a psicanálise. A presente coletânea é uma contribuição de grande importância por trazer novos e originais elementos para o debate.

 

 

LOURO, Guacira Lopes.

O corpo educado: pedagogias da sexualidade.

Nas sociedades modernas, a sexualidade e o corpo ganharam uma evidente centralidade. Este livro trata da produção histórica da sexualidade, das formas como vem sendo teorizada, exercida e regulada.

 

 

MANUAL diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5

Totalmente reformulada, esta nova edição do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), resultado de mais de 10 anos de trabalho de especialistas de todo o mundo, traz o que há de mais atual em termos de classificação e diagnóstico na área da saúde mental, constituindo-se em recurso indispensável a estudantes, clínicos e pesquisadores.

 

 

CARTER, B; MCGOLDRICK, M.

As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar.

O livro presenta uma visão abrangente, rica e bem-conceitualizada da família, conforme ela se movimenta através do ciclo de vida em direção a questões práticas e à variedade de estilos familiares e ciclos de vida, diversidade cultural, mudanças nos papéis femininos e nas formas e estruturas familiares.

 

 

COMIN-SCORSOLINI, Fabio.

Aconselhamento psicológico: aplicações em gestão de carreiras, educação e saúde.

O objetivo desta obra é oferecer um panorama teórico e prático acerca do aconselhamento psicológico na contemporaneidade, estabelecendo um diálogo mais aproximado com a gestão de carreiras, a saúde e a educação. 

 

 

RAMIRES, Vera R; CAMINHA, R.

Práticas em saúde no âmbito da clínica-escola: a teoria.

Sistematiza a experiência desenvolvida no Núcleo de Atenção á Saúde, do Programa de Ação Social da UNISINOS. O livro reúne os fundamentos teóricos da experiência, oferecendo referências necessárias para o desenvolvimento de atividades nesse tipo de ambulatório. As modalidades de intervenções abordadas são frequentes no cotidiano das clínicas-escolas.

 

 

DEL PRETTE, Z; DEL PRETTE, A.

A psicologia das habilidades sociais: terapia, educação e trabalho.

O livro alcança uma nova edição, originalmente publicado em 1999, trata-se da primeira obra sobre essa temática produzida em nosso país. Considerando o interesse que vem despertando e, também, o fato de ser utilizado como texto de referência em várias disciplinas, a trajetória deste livro é bastante positiva.

 

 

QUEIROZ, E. F; SILVA, A. R.

Pesquisa em psicopatologia fundamental.

A psicopatologia fundamental surgiu como um campo intercientífico vocacionado para a interlocução de saberes sobre o psicopatológico, distinguindo-se da psicopatologia geral. Enquanto a disciplina fundada por Karl Jaspers refere-se ao psicopatológico como manifestação da consciência, a psicopatologia fundamental leva em conta a natureza subjetiva do pathos. Este livro reúne uma série de importantes textos sobre a natureza da pesquisa neste tradicional campo do saber.

 

 

BRUNS, Maria A.; ALMEIDA, Sérgio.

Sexualidade: preconceito, tabus, mitos e curiosidades.

Neste livro, serão encontradas dúvidas, variadas, que vão desde as coisas mais simples, até as mais complexas, que envolvem os assim designados temas controversos em sexualidade como, por exemplo, homossexualidade, fetichismo, prostituição entre outros. Muito do que vai ser lido já passou, algum dia, pelas nossas cabeças, e pudemos ou não encontrar soluções.

 

 

MCGOLDRICK, M.; RANDY, G.; PETRY, S.

Genogramas: avaliação e intervenção familiar.

O genograma é uma maneira visual de organizar as informações reunidas durante uma avaliação familiar e identificar padrões para um tratamento mais específico. Em sua terceira edição, reflete o uso crescente e disseminado dos genogramas para intervenção clínica, oferece um método de referência para construir genogramas, realizar entrevista e interpretar os resultados. 

 

ROZENFELD, Henrique.

Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo.

O objetivo deste livro é apresentar de forma didática e completa um modelo estruturado, como se fosse um guia de orientação, para a estruturação e gestão do processo de desenvolvimento de produtos. O modelo possui algumas particularidades relacionadas com o desenvolvimento de bens duráveis e de equipamentos. 

 

 

LIMA, Manolita; OLIVO, Silvio.

Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso: na construção da competência gerencial do administrador.

Na intenção de contribuir para a aprendizagem significativa de estudantes, professores e de profissionais envolvidos com o universo organizacional, o conteúdo deste livro reforça a relevância que os programas de Estágio Supervisionado e de Trabalho de Conclusão de Curso podem exercer sobre o desenvolvimento de competências resultantes da realização de pesquisa metódica, que envolve referencial técnico, teórico e metodológico.

 

 

FRANCHI, Claiton Moro.

Acionamentos elétricos.

O livro é destinado a técnicos, tecnólogos e engenheiros que atuam nas áreas de automação, mecatrônica e eletrotécnica, além de profissionais que desejam manter-se atualizados. Aborda motores elétricos de indução monofásicos, trifásicos e síncronos, assim como conceitos relativos à potência e fator de potência.

 

 

THOMAZINI, Daniel; ALBUQUERQUE, Pedro.

Sensores industriais: fundamentos e aplicações.

Essa obra é destinada a alunos de graduação em engenharia ou tecnologia, técnicos e engenheiros que atuam em processos de automação de sistemas. Apresenta os tipos de sensores utilizados na indústria e alguns de uso doméstico. Aborda tanto o fundamento físico aplicado a eles quanto algumas de suas aplicações em campo.

 

 

ANTUNES, Junico.

Sistemas de produção: conceitos e práticas para projeto e gestão da produção enxuta.

Escrito por autores brasileiros, este livro oferece uma visão ampla sobre conceitos, métodos e ferramentas para o projeto e a gestão de sistemas de produção competitivos. Os autores defendem que questões técnicas e econômicas são inseparáveis e indissociáveis. Assim, o texto busca contextualizar o tema à realidade industrial brasileira. 

 

FRAGA, Simone Carvalho Levorato.

Reciclagem de materiais plásticos: aspectos técnicos, econômicos, ambientais e sociais.

Direcionada a estudantes e profissionais, esta publicação apresenta os conceitos básicos de reciclagem de materiais plásticos. Aborda as estatísticas e análises dos mercados internacional e nacional, e traz os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tratando da responsabilidade compartilhada, da logística reversa, da coleta seletiva, da inclusão dos catadores e dos impactos à indústria e à sociedade.

 

 

CUNHA, Lamartine Bezerra da.

Elementos de máquinas.

Elementos de Máquinas traz um enfoque de caráter teórico e prático, procurando enriquecer os conhecimentos nesta área do saber. Os temas aqui abordados foram selecionados em função das necessidades das diversas áreas afins.  

 

DUNN, William C.

Fundamentos de instrumentação industrial e controle de processos.

Básico, claro e conciso, este livro garante uma ampla exposição de componentes elétricos (analógicos e digitais), pneumática, atuadores, reguladores e detalhes de sua aplicação no processo industrial.  

 

JUVINALL, Robert C.; MARSHEK, Kurt M

Fundamentos do projeto de componentes de máquinas

Fundamentos do Projeto de Componentes de Máquinas tem como objetivo oferecer um texto para os primeiros cursos sobre projeto de componentes mecânicos, bem como servir de referência para os engenheiros de projetos. 

 

BALBINOT, Alexandre; BRUSAMARELLO, Valner J.

Instrumentação e fundamentos de medidas.

Esta obra destina-se a estudantes de engenharia, cobre tópicos como fundamentos de sensores, condicionadores, bem como técnicas de processamento analógico e digital de sinais.

 

 

 

DAVIS, Mackenzie L.; MASTEN, Susan.

Princípios de engenharia ambiental.

Este livro foca os aspectos mais importantes da tomada de decisão em engenharia ambiental. O texto utiliza o conceito de balanço de massa como ferramenta para a solução dos problemas mais comuns da área. Os conteúdos relevantes da química, da biologia, da hidrologia, da qualidade da água, do tratamento de efluentes domésticos e industriais, da poluição atmosférica e sonora e da gestão de resíduos sólidos urbanos são apresentados de forma detalhada. 

 

 

CALIJURI, Maria do Carmo; CUNHA, Davi Gasparini Fernandes.

Engenharia ambiental: conceitos, tecnologia e gestão.

O livro busca uma transição das engenharias “hard” para uma engenharia que leva explicitamente em conta a vida no planeta e representa um acordar para a Engenharia Ambiental de maneira fluida, reforçando a responsabilidade da engenharia para com o meio ambiente. Dividido em cinco eixos temáticos, desde fundamentos até gestão ambiental, varrendo os ecossistemas, impactos ambientais e ações mitigadoras, o livro apresenta de forma didática os conceitos modernos como os da microbiologia e as suas técnicas.

 

 

CORTES, José Guilherme P.

Introdução à economia da engenharia: uma visão do processo de gerenciamento de ativos de engenharia.

Este livro reúne princípios, conceitos, ferramentas e aplicações de economia da engenharia, atendendo a alguns requisitos considerados fundamentais: Enfoque: ver o engenheiro como um gestor de ativos.

 

 

MELLO, Carlos H. Pereira.

Gestão da qualidade.

Neste livro, o estudante tem acesso às regulamentações da área e a seus principais conceitos, como gestão da qualidade total, controle de qualidade, conceitos de qualidade por setores e processos de melhoria contínua, contemplando, assim, o lado tanto conceitual quanto prático do tema.

 

 

MIYAGI, Paulo E.

Controle programável: fundamentos do controle de sistemas a eventos discretos.

Sistemas de manufatura, de transporte, de comunicação, de redes de computadores, etc. são caracterizados por uma dinâmica decorrente da ocorrência de eventos e são hoje objeto de estudos na área de Sistemas a Eventos Discretos.

 

 

CHANLAT, Jean François.

Gestão empresarial: uma perspectiva antropológica.

A empresa e a gestão se tornaram elementos centrais da vida social na maioria dos países industrializados e em economias emergentes. Mas a visão do ser humano, geralmente colocada nesse universo gestor, é muitas vezes simplista como em aulas e práticas de gestão em vigor.

 

SAGUCHI, Luiz Teluo.

Gestão empresarial: iniciando a excelência organizacional nas pequenas e grandes empresas.

Esta obra destina-se a empresários, diretores e gerentes. O assunto Gestão está muito bem estruturado em uma linguagem acessível e apresenta fundamentos concisos e práticos.

 

 

FALCONI, Vicente.

TQC: controle da qualidade total no estilo japonês.

Este livro mostra o estado atual do TQC japonês como ensinado hoje pela JUSE-Union of Japanese Scientists and Engineers no Japão. A maneira como o material está disposto foi produto de muitos anos de trabalho em várias empresas brasileiras, orientado e acompanhado pelo Sr. Ichiro Miyauchi, da JUSE.

 

 

OLIVEIRA, Otávio J. de.

Gestão da produção e operações: base para competitividade.

Obra de relevante interesse para gestores e profissionais que tenham que lidar com gestão de pessoas, projetos, desenvolvimento de produtos, gestão da qualidade e áreas afins.

 

 

 

CHIAVENATO, Idalberto.

Gestão da produção: uma abordagem introdutória.

texto

 

 

FLARYS, Francisco.

Eletrotécnica geral.

A obra expõe os conhecimentos básicos de eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo necessários a todos os engenheiros, de maneira objetiva e simples. Para ilustrar e ampliar a teoria elucidada, em cada capítulo foram resolvidos vários problemas referentes ao tema. O leitor pode ainda resolver as questões propostas pelo autor nos anexos, ao final do livro. 

 

DERISIO, José Carlos.

Introdução ao controle de poluição ambiental.

O livro aborda os principais usos da água, do ar e do solo; os tipos de poluição que os afetam e os danos provocados; parâmetros e métodos para avaliação de qualidade; técnicas de controle de poluição; e aspectos legais e institucionais. Apresentando uma visão integrada e abrangente sobre o tema, é leitura obrigatória para todos os profissionais que procuram racionalizar a produção, diminuir o desperdício de insumos e encontrar formas mais eficientes de uso e reuso de recursos naturais e matérias-primas.

 

 

VESILIND, P. Aarne; MORGAN, Susan.

Introdução à engenharia ambiental.

Introdução à Engenharia Ambiental traz discussões, principalmente, sobre dois temas: o balanço de materiais e a ética ambiental. Ao longo do livro, a tomada de decisões éticas está incorporada às discussões e é apontada nos problemas abordados. Trata-se, portanto, de uma obra que, ao considerar os desdobramentos éticos para a resolução de questões técnicas, leva ao leitor uma visão contemporânea, atrelada às realidades ambientais atuais do planeta, sobre a engenharia ambiental.

 

 

LEAKE, James; BORGERSON, Jacob.

Manual de desenho técnico para engenharia.

O livro aborda um tema fundamental para os recém-ingressados à graduação e oferece o conteúdo de forma clara, concisa e objetiva. Sua base didática está centrada na teoria da projeção, e o instrumental, no desenho à mão livre, requisito imprescindível para a confecção dos projetos de engenharia aos quais os estudantes serão apresentados ao longo da vida acadêmica. 

 

 

MELCONIAN, Sarkis.

Elementos de máquinas.

Esta obra foi idealizada com o objetivo de transmitir, com clareza e simplicidade, conhecimentos sobre o dimensionamento dos diferentes elementos de construção de máquinas e equipamentos, para serem utilizados nas diversas modalidades da engenharia (mecânica, mecatrônica, naval, aeronáutica, eletrotécnica, automação, etc.).

 

 

MOTT, Robert L.

Elementos de máquina em projetos mecânicos.

Alinhada com os mais recentes avanços tecnológicos da área, Elementos de máquinas em projetos mecânicos apresenta de maneira clara e objetiva conceitos, procedimentos, dados e técnicas de análise necessários para projetar e integrar elementos de máquinas em sistemas e dispositivos mecânicos atuais.

 

 

BUDYNAS, Richard G.; NISBETT, J. Keith.

Elementos de máquinas de shigley.

Clássico da área de projeto em engenharia mecânica, há 50 anos no mercado, este livro combina uma linguagem direta e focada em fundamentos com uma discussão detalhada e abrangente dos componentes. Estas características o tornaram uma referência indispensável para engenheiros praticantes.

 

 

HETEM JUNIOR, Annibal.

Computação gráfica.

Este volume utiliza a teoria e a prática para passar ao leitor as informações sobre computação gráfica. Cada tópico teórico é demonstrado matematicamente e, em seguida, aplicado em programas para a geração de imagens. Assim, sob esse critério foram apresentados os elementos mais simples - retas e círculos - até se chegar à computação gráfica em três dimensões, passando por luz e cor, sombras e transformações gráficas, com exercícios e exemplos.

 

 

 

PRADO, Darci; MARQUES, Marcus.

Usando o MS Project 2013 em gerenciamento de projetos.

O objetivo deste livro é apresentar o uso desse software no ambiente de gerenciamento de projetos, o que é feito por meio de um texto didático, apoiado em 95 exemplos para facilitar e ampliar o entendimento. O livro aborda a versão Standard e todos os aspectos relevantes (tempo, recursos e custos) são analisados.o

 

 

CASAROTTO FILHO, Nelson.

Elaboração de projetos empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio.

A obra é de uso acadêmico, adequado às disciplinas voltadas à definição de negócios, mas que também serve de orientação a quem busca tomar uma decisão de investimento. 

 

 

RAMOS, Edson; ALMEIDA, Silva; ARAÚJO, Adrilayne.

Controle estatístico da qualidade.

O controle estatístico da qualidade é assunto obrigatório em diversos cursos de graduação e técnicos, além de estar presente nas empresas preocupadas em garantir a qualidade de seus produtos e serviços. Esta obra foi desenvolvida a partir da experiência dos autores em pesquisa e docência relacionada ao controle estatístico da qualidade. Além de tópicos básicos, os autores detalham o uso e analisam uma coleção de ferramentas do controle estatístico da qualidade reunidas numa só obra.

 

 

FOGLIATTI, Maria Cristina.

Sistema de gestão ambiental para empresas.

Este livro visa principalmente à capacitação técnica de profissionais na gestão ambiental de serviços como transportes, geração e transmissão de energia, turismo, saneamento básico, telefonia, comunicações e outras tão importantes para o desenvolvimento sustentável de uma nação.

 

 

MONTGOMERY, Douglas C.

Introdução ao controle estatístico da qualidade.

Mais de 40 anos de ensino, pesquisa e consultoria na aplicação de métodos estatísticos resultaram na obra Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade que vem atender às demandas pela busca por conhecimento de processos que visam à melhoria da qualidade. 

 

   
 

 

GHOSHAL, S; TANURE, B.

Estratégia e gestão empresarial: construindo empresas brasileiras de sucesso.

O livro analisa processos de mudança em empresas brasileiras, comparando-os com empresas indianas e algumas de primeiro mundo. O livro é desenvolvido a partir de pesquisa realizada entre as 500 maiores e melhores empresas brasileiras, incluindo Embraer, CVRD, Bank Boston, Votorantim, Natura, Caloi, Coteminas, Gerdau, Banco Real/ABN, Itaú e Alpargatas (do presidente ao nível operacional, abordando diferentes perspectivas).

 

FONSECA, José W. Freitas da.

Elaboração e análise de projetos: a viabilidade econômico-financeira.

O objetivo deste livro é apresentar um roteiro completo de como elaborar um projeto industrial.

 

ALVES, José Luiz L.

Instrumentação, controle e automação de processos.

O livro é o resultado de anos de docência do autor na graduação em Engenharia Elétrica e Automação Industrial e de sua experiência profissional na exploração e produção de petróleo.

 

 

BEGA, Egído Alberto.

Instrumentação industrial.

Esta obra está didaticamente dividida em capítulos independentes, que tratam de cada uma das principais variáveis e dos sistemas e tecnologias utilizadas em Instrumentação, Automação, Controle e/ou Segurança de Processos Industriais.

 

 

WIENEKE, FALKO.

Gestão da produção: planejamento da produção e atendimento de pedidos.

Utilizando como exemplo uma empresa virtual do setor de máquinas, o livro descreve a produção de dois grupos construtivos típicos, desde a análise de mercado até a entrega dos produtos.

 

CARPINETTI, Luiz Cesar R.

Gestão da qualidade: conceitos e técnicas.

A gestão da qualidade é reconhecidamente, tanto nos meios acadêmicos como empresariais, um elemento de importância estratégica para a melhoria de competitividade e produtividade de negócios. Além do objetivo de conquistar mercados, melhorando sua eficácia no atendimento dos requisitos dos clientes, a gestão da qualidade também tem por objetivo melhorar a eficiência do negócio, reduzindo os desperdícios e os custos da não qualidade nas operações de produção.

 

CARVALHO, M.M; PALADINI, E.P.

Gestão da qualidade: teoria e casos.

O livro aborda um espectro abrangente da Gestão da Qualidade, que engloba os modelos tradicionais, os modelos normativos, sua estrutura de certificação e as novas tendências como o Programa Seis Sigma. 

 

FERREIRA, A.A; REIS, A.C.F.; PEREIRA, M.I.

Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendências da moderna administração de empresas.

O entendimento e o estudo da Administração vêm apresentando inegável evolução nos últimos anos. Surge de forma clara a necessidade de seu estudo sob um enfoque mais amplo e atualizado.

 

 

NORTON, Robert L.

Projeto de máquinas: uma abordagem integrada.

Livro baseado na longa experiência do professor em sala de aula oferece na primeira parte os principais conceitos da disciplina.

 

 

PERTENCE JR., Antonio.

Eletrônica analógica: amplificadores operacionais e filtros ativos.

O livro aborda de forma objetiva os aspectos teóricos e práticos dos amplificadores operacionais. Ao longo do mesmo encontram-se diversas orientações úteis aos projetistas de circuitos eletrônicos, bem como aos técnicos e engenheiros de manutenção de sistemas eletrônicos e de instrumentação em geral.

 

RAZAVI, Behzad.

Fundamentos de microeletrônica.

O livro busca atender à necessidade de um texto que aborde a microeletrônica a partir de uma perspectiva moderna e intuitiva.

 

 

PEDRONI, Volnei A.

Eletrônica digital moderna e VHDL.

É um livro inovador e extremamente didático que cobre de forma moderna e criteriosa, todos os três aspectos relacionados ao ensino de circuitos digitais, quais sejam: princípios digitais, eletrônica digital e projetos digitais.

 

CURTIS, William J. R.  Arquitetura moderna desde 1900. Porto Alegre: Bookman, 2008.  
Arquitetura moderna desde 1990 já é reconhecida como a obra modelo sobre arquitetura do século XX.
Além de cobrir a arquitetura do mundo inteiro, ela combina uma descrição geral do desenvolvimento da tradição moderna com analise e interpretação primorosas das edificações. O autor adota uma abordagem integrada que une as dimensões, funcional estética e social, sem deixar de enfocar prioritariamente os aspectos formais e simbólicos da arte.

ADDIS, Bill. Edificação: 300 anos de projeto, Engenharia e Construção.  Porto Alegre: Bookman, 2009.  
Este livro abrangente e ricamente ilustrado documenta os textos clássicos, os instrumentos, os materiais e as teorias que impulsionam a engenharia moderna, bem como as edificações famosas e aquelas não tão ilustres resultantes deste processo. A obra apresenta mais de 750 ilustrações a cores e em preto e branco, que incluem fotografias, plantas de arquivos, desenhos e diagramas técnicos e originais, alguns de fontes raras e especializadas ao redor do mundo.

CARRANZA, Edite ; CARRANZA, Ricardo. Escalas de representação em arquitetura. São Paulo: G&C Arquitetônica, 2013
O presente livro aborda as normas que regem o desenho técnico de arquitetura. Fornece, de início, informações sobre os materiais e instrumentos básicos de trabalho – restritos, é claro, ao desenho de prancheta, reservando para a disciplina de informática o ensino do desenho hoje corrente com o computador. Sendo assim o livro familiariza o estudante com os recursos convencionais de representação do objeto – pensados tridimensionalmente – por meio de um conjunto de representações bidimensionais que, no entanto, se inter-relacionam.

CHING, Francis D.K. Dicionário visual de arquitetura. SP: Martins Fontes, 2014.
Este é o primeiro dicionário de termos de arquitetura totalmente ilustrado. Para cada definição corresponde uma ilustração, o que facilita enormemente a compreensão de cada termo. Concebido para facilitar e enriquecer a consulta por arquitetos, estudantes de arquitetura, estudantes de arte, engenheiros etc., o dicionário comporta mais de 5.000 entradas organizadas por temas através de um índice completo.

CRAGOE, Carol D. Como decifrar arquitetura. RJ: Edições de Janeiro, 2014.

“Como decifrar arquitetura” oferece ao leitor um panorama fascinante e ricamente informativo de todos os estilos da arquitetura mundial. Para isso, a edição apresenta pequenos inventários que decifram as diversas escolas arquitetônicas, os materiais utilizados e as histórias que explicam a razão das formas adotadas em várias edificações. Os capítulos também investigam as características que diferentes elementos arquitetônicos – como portas, janelas, telhados e colunas –, adquiriram inseridos em diferentes contextos temporais e geográficos.
Com mais de 600 ilustrações detalhadas e textos curtos e objetivos, o livro sintetiza a própria história da arquitetura garantindo ao leitor a possibilidade de reconhecer, entender e apreciar toda a riqueza das obras erguidas em períodos como Renascimento, Gótico, Barroco e Moderno, conjugando técnica e arte.
O livro conta ainda com um glossário que ajudará o leitor a se familiarizar com os termos específicos do universo da arquitetura.

BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. São Paulo: Perspectiva, 2016.
Esta obra, depois de examinar as raízes, acompanha o desenvolvimento da arquitetura moderna. Aborda suas experiências fundamentais, seu relacionamento com o público, os problemas urbanísticos e suas maiores expressões: Le Corbusier, Mies Van der Rohe, Wright e outros.

FORSETH, Kevin. Projetos em arquitetura. S.l.: Hemus, 2004. 
Este livro fornece resoluções práticas para os principais problemas de construção de desenhos arquitetônicos, assim como as convenções e apresentações mais utilizadas. Discute cada método em suas vantagens relativas e explica sua execução com textos claros e incisivos, sempre acompanhados de ilustrações. Constitui um manual de valor imediato tanto para o estudante quanto para o profissional que emprega o desenho em seu trabalho.

BINENBOJM, Gustavo. Temas de direito administrativo e constitucional: artigos e pareceres – 341.35/ B612t.


O presente volume é composto de doze artigos doutrinários nas áreas dos Direito Administrativos e do, Direito Constitucional respectivamente.

TORRES, Ricardo Lobo. Curso de direito financeiro e tributário 341.38/ T393c.


Obra didática dirigida a estudantes das faculdades de Direito e a candidatos a concursos públicos na área jurídica. Aborda os principais aspectos do Direito Financeiro e do Direito Tributário, inclusive em suas relações com o Direito Constitucional e com o Direito Processual.

TRAVASSOS, Marcela Maffei Quadra. Empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI): análise constitucional do instituto, unipessoalidade e mecanismo de controle de abusos e fraudes – 342.224/ T779e.


Neste trabalho, a Marcela enfoca o tema sob o aspecto de sua utilidade jurídica, procurando enfatizar as vantagens concedidas aos empreendedores individuais na doação da EIRELI como forma jurídica de organização do seu patrimônio e instrumento de limitação da sua responsabilidade empresarial.

ROXIN, Claus. Política criminal e sistema jurídico-penal     341.5/ R887p.


A proposta apresentada neste livro alcançou eco não só na Alemanha, mas também na Espanha, na Itália e em Portugal. Agora, tem públicobrasileiro a oportunidade de melhor conhecê-la, sendo agraciado também com um prefácio escrito po Roxim especialmente para a presente para a presente edição.

GAIO, Daniel. A interpretação do direito de propriedade em face da proteção constitucional do meio ambiente urbano 341.377/ G143i.


A obra sugere soluções bastante criteriosas a diversos problemas que discutem amplamente, sempre partindo da análise mais geral para a interpretação da instituição que tem em vista. Recorre à doutrina mais autorizada e mais evoluída, assim como às soluções dadas pelo direito estrangeiro, especialmente os direitos, italiano, português e espanhol, dos quais tem pleno domínio.

PIEROTH, Bodo. Direitos fundamentais – 341.27/ B668d.


Referência na Alemanha e em outros países europeus, esta obra é fonte de consulta obrigatoria entre acadêmicos que necessitam aprofundar-se na temática dos direitos fundamentais e sua problemática, tanto a luz da doutrina quanto da jurisprudência.

MARQUES NETO, Agostinho Ramalho. A ciência do direito: 

 

Informações Adicionais